fbpx

Trekking Huayhuash – Peru – de 01 a 15 de Julho de 2024

→ DATA: de 01 a 15 de julho de 2024

→ DURAÇÃO DA EXPEDIÇÃO: 16 dias

→ EXTENSÃO TOTAL DAS TRILHAS: 130 km aprox.

→ TIPO DE ATIVIDADE: caminhada de longa duração em altitude

→ ALTITUDE MÁXIMA: 5050 metros.

→ SEVERIDADE DO MEIO: moderadamente severo (pode haver neve, pedras soltas e trilhas expostas a grandes alturas)

→ ORIENTAÇÃO DO PERCURSO: caminho ou sinalização que indica a continuidade 

→ CLASSIFICAÇÃO DO TERRENO: percurso por trilhas escalonadas e terrenos irregulares

→ GRAU DE ESFORÇO FÍSICO: esforço significativo

→ PONTO DE ENCONTRO: Huaraz, Perú

Sobre a expedição

O Circuito Huayhuash é considerado um dos trekkings mais belos do mundo, basta uma rápida pesquisa pela internet e encontrará essa afirmação por todos os cantos!!

São aproximadamente 100km de caminhada em uma região que possui a maior concentração de montanhas nevadas com mais de 6000 metros de altitude dos Andes dispostas lado a lado em uma cordilheira de 30km de extensão, repleta de glaciares, formações rochosas, lagunas de corres surreais, flora e fauna endêmica.

Além da incrível beleza cênica, esse trekking lhe possibilitará experimentar altitudes que ultrapassam os 5.000 metros, sem a necessidade de escalada ou uso de técnicas avançadas. 

Como se esses ingredientes já não fossem suficientes para uma expedição inesquecível, você ainda terá a oportunidade única de conhecer de perto os povos Quéchuas, que neste lugar ainda vivem conforme sua cultura ancestral.

Para ficar ainda melhor, você não precisará se preocupar com nada além de caminhar e desfrutar.

Durante o Trekking Huayhuash você terá o suporte de cozinheiros que irão preparar todas as suas alimentações (café da manhã, lanche de trilha, almoço, chá da tarde e jantar, com entrada, principal e sobremesa), além de purificar e aquecer sua água. Também contaremos com o trabalho de arrieiros e auxiliares com animais de carga para transportar sua bagagem, montar e desmontar sua barraca, além da gestão de resíduos e outros trabalhos.

Quanto à alimentação preparada durante o trekking, não serão apenas refeições, mas uma verdadeira experiência gastronômica. Durante os 10 dias na Cordilheira Huayhuash você experimentará diversos pratos típicos da culinária Peruana, frutos e ingredientes endêmicos com seus sabores marcantes. E se você tem restrições alimentares, também não precisa se preocupar, nossos cozinheiros são especializados neste tipo de expedição e sabem preparar refeições que atendam suas necessidades.

Por ser um verdadeiro trekking em altitude, com caminhadas e acampamentos acima dos 4000 metros, chegando a ultrapassar os 5000 metros no ponto mais alto do percurso, você precisará fazer uma aclimatação prévia. O que também foi pensado especialmente para você.

Nosso roteiro inclui plano de aclimatação com os mais belos hikkings da Cordilheira Branca. Você irá conhecer as três principais lagunas da região, as lagunas Paron, Churup e Laguna 69, permitindo que seu corpo se adapte as elevadas altitudes da região.

Nossa base será a cidade de Huaraz, localizada a 400km de Lima, no centro da Cordilheira Branca, capital do departamento de Ancash, com cerca de 87 mil habitantes, é um ponto estratégico para todas as expedições nesta região.  Uma cidade com forte presença da cultura tradicional Peruana, que você terá a oportunidade de conhecer na companhia de nosso guia brasileiro, que lhe apresentará os melhores restaurantes, feiras de artesanatos, história e cultura local.

A expedição será liderada pelo nosso guia Felipe Lacerda, que já conduziu diversos grupos pela Mantiex pelas montanhas Brasileiras e no Peru, além de possuir experiência em montanhismo de altitude já tendo escalado diversas montanhas de altitude nos Andes.

Como suporte desta expedição contaremos com uma complexa logística local composta pelo trabalho de diversas pessoas que garantirão seu bem-estar e segurança durante toda a atividade, tudo organizado e gerido pessoalmente por nossa equipe. Nossa logística conta com guias de montanhismo brasileiros, guia de alta montanha peruano, cozinheiro, auxiliares de cozinha, arrieiros e animais de carga e apoio. Para ter ideia, no último grupo promovido contamos com o trabalho de 2 cozinheiros, 5 arrieiros, 2 motoristas, 3 guias de montanha, 22 burros e 7 cavalos, tenda refeitório, tenda cozinha e 10 barracas dormitório.

A duração total deste evento é de 16 dias, saindo/voltando do/ao Brasil.

Público-alvo deste evento

Montanhistas e caminhantes brasileiros com bom preparo físico, que aspiram realizar um trekking de longa duração em altitude, experimentar caminhadas entre montanhas e paisagens exóticas e contemplativas, com estrutura e apoio logístico. Disposto a vivenciar e experimentar culturas e sabores exóticos. 

Quem deseja fazer esta viagem deve estar preparado para viver com o básico, como dormir em um saco de dormir, e em barracas por diversos dias, sem acesso a chuveiros e internet.


Sobre o Trekking Huayhuash

Este trekking consiste em uma rota de aproximadamente 100km, que circunda toda a Cordilheira Huayhuash, com altitudes medias de 4000 metros, chegando a superar os 5000 metros em alguns pontos. Neste roteiro optamos por seguir as linhas do circuito clássico, iniciando no acampamento Cuartelwain terminando no povoado de Llamac, somando cerca de 6600 metros de desnível positivo acumulado em 10 dias de trekking, nos quais caminharemos uma média de 6h por dia, acampando nas margens de lagunas e pequenos povoados entre montanhas .

Nossos maiores desafios serão os “pasos”, assim chamadas as passagens pela menor altitude entre montanhas, caracterizados por fortes aclives, o que faz com que sua conquista seja semelhante a conquista de cumes. Ao chegar no topo de cada paso seremos recompensados com visuais únicos e inesquecíveis. 

As caminhadas serão realizadas com mochila de ataque, transportando apenas o que utilizaremos durante a trilha. Todo o restante do equipamento será transportado em duffel bags nos animais de carga. 

Para completar a experiência conheceremos os povos que ainda habitam a região destas montanhas, descendentes dos povos ancestrais Quéchua e Chavín, possuidores de uma rica cultura desenvolvida na integração harmoniosa do humano com a natureza. Contaremos com auxílio de guias locais que tornarão a experiência ainda mais imersiva, vivenciando os costumes e cultura da região, além de suas lendas e segredos, conhecimentos que apenas um guia local e experiente possui. 

Fotos

As fotos podem demorar para carregar! Aguarde... Vale a pena 🙂


Dia a Dia

📍1° DIA (01/07/2024) - Chegada a Huaraz

Propomos a chegada em Lima até as 8h da manhã, a tempo de se deslocar ao terminal Rodoviário Plaza Norte, onde irá embarca no ônibus  com destino a Huaraz (normalmente há embarques até as 12h). As passagens terrestres podem ser compradas com antecedência pelo site da companhia de transporte rodoviário (auxiliaremos você em todo esse processo).  Também há ônibus noturnos, com saída de Lima até as 22h.

O tempo aproximado em Uber ou táxi entre aeroporto Jorge Chávez (Lima) e o Terminal Plaza Norte (Lima) é de aproximadamente 30 minutos e o tempo de viagem de Lima à Huaraz é de aproximadamente 8 horas.

Neste deslocamento você chegará a 4020 metros de altitude ao passar pela laguna Conococha, e terminará a viagem a 3050 metros de altitude em Huaraz. Dessa forma começamos o processo de aclimatação já no Dia 0 de expedição.

Altitude máxima: 4020 metros

Altitude pernoite: 3050 metros 

Incluso: pernoite em hostel em Huaraz.

📍2° DIA (02/07/2024) - Conferência de equipamentos

Como no dia anterior a maioria dos integrantes do grupo subiu mais de 1000 metros de altitude de uma única vez o objetivo deste dia será a recuperação da viagem, permitindo que o corpo se adapte a nova altitude, dando início ao processo de aclimatação de forma leve e gradativa.

Faremos a conferência dos equipamentos no hostel onde você estará hospedado e em seguida sairemos para fazer a locação/compra do que for necessário. Em seguida vamos conhecer um pouco da cidade de Huaraz.

Altitude máxima: 3050 metros

Altitude pernoite: 3050 metros 

Incluso: café da manhã e pernoite em hostel em Huaraz.

📍3° DIA (03/07/2024) - Laguna Parón

Neste dia conheceremos a Laguna Parón, o maior lago da região, com águas azul turquesa e cercada de montanhas nevadas. É um dos principais cartões postais da Cordilheira Branca. Chegaremos em nosso transporte privado até as margens da Laguna onde estaremos a mais de 4000 metros de altitude. Passaremos o dia passeando ao redor da laguna com objetivo de acostumar nossos corpos a altitude. Durante o período que permaneceremos no local, você terá opção de realizar uma breve caminhada ao redor da laguna, remar e ascender ao mirante, localizado a 4200 metros de altitude.

Deslocamento total em veículo: aproximadamente 6h.
Extensão total do percurso a pé: 1,5km.

Altitude máxima: 4200 metros

Altitude pernoite: 3050 metros 

Incluso: café da manhã, transporte ida e volta, lanche de trilha e pernoite em hostel em Huaraz.

📍4° DIA (04/07/2024) - Laguna Churup

Ainda com o objetivo de aclimatação, visitaremos a Laguna Churup, com 4448 metros de altitude, de águas coloridas que variam entre amarelo, verde e azul, localizada aos pés do Nevado Churup. Neste dia realizaremos uma caminhada um pouco mais longa em altitude, serão aproximadamente 3km com ganho altimétrico de 620 metros. Após algum tempo contemplando a paisagem da laguna, retornaremos para o hostel em Huaraz.

Deslocamento total em veículo: aproximadamente 3h.
Extensão total do percurso a pé: 3km.

Altitude máxima: 4500 metros

Altitude pernoite: 3050 metros 

Incluso: café da manhã, transporte ida e volta, lanche de trilha e pernoite em hostel em Huaraz.

📍5° DIA (05/07/2024) - Laguna 69

Hoje conheceremos uma das lagunas mais belas da região, a famosa Laguna 69, formada pelo degelo do Nevado Chacraraju. Esta laguna está situada a aproximadamente 4600 metros de altitude. Para alcançá-la teremos que realizar uma caminhada de 7km, com desnível de 700 metros, sendo este nosso primeiro desafio em altitude, portanto subiremos em um ritmo leve, contemplando todas as paisagens do percurso até alcançarmos a laguna, onde teremos algumas horas para contemplar e relaxar, antes de realizar a trilha de volta e retorno para Huaraz.

Deslocamento total em veículo: aproximadamente 6h.
Extensão total do percurso a pé: 14km.

Altitude máxima: 4600 metros

Altitude pernoite: 3050 metros 

Incluso: café da manhã, transporte ida e volta, lanche de trilha e pernoite em hostel em Huaraz.

📍6° DIA (06/07/2024) - Chegada a Cordillera Huayhuash

Neste dia iniciaremos nossa jornada na Cordilheira Huayhuash. O dia basicamente será dedicado ao deslocamento até o povoado de Quartelwain, de onde iniciaremos o trekking. Este deslocamento será realizado em transporte privado em um percurso de aproximadamente 150km, no caminho passaremos pelos povoados de Conococha, Catac, Chiquian e Llamac. Chegaremos no local de acampamento que está situado a 4200 metros de altitude sem necessidade de caminhada.

Respeitando nosso plano de aclimatação, neste dia não realizaremos caminhada, descansaremos da longa viagem para só no dia seguinte iniciar o trekking após nossa primeira noite acima dos 4000 metros.

Extensão total do percurso em veículo: 130km;
Deslocamento total em veículo: aproximadamente 6h.

Altitude máxima: 4200 metros

Altitude do acampamento: 4200 metros 

Incluso: café da manhã, transporte, ingressos das  comunidade locais, alimentação completa na montanha, cozinheiro, equipamentos coletivos (barracas dormitório para 2 pessoas, tenda refeitório, tenda cozinha, utensílios de alimentação e cozinha completos), animais e arrieiros para transporte dos equipamentos coletivos e até 10kg de equipamento individual por participante, kit de primeiros socorros, cavalo de apoio em caso de emergência, guia brasileiro e guia local.
 
📍7° DIA (07/07/2024) - Paso Cacanan e Laguna Mitucocha

Após o café da manhã iniciaremos a caminhada entre as montanhas da Cordilheira Huayhuash. Nosso primeiro desafio será o Paso Cacananpunta, que está situado a 4700 metros de altitude. Serão aproximadamente 4km e quase 600 metros de desnível até alcançarmos seu topo. Após descansar desceremos até as proximidades da Laguna Mitucocha (4300 m) local de nosso segundo acampamento. Deste local teremos uma incrível vista dos Picos Jirishanca (6125m), Rondoy (5870m) e Ninashanca (5605m) bem de frente para nosso acampamento. Após o almoço poderemos realizar uma leve e breve caminhada até as margens da Laguna Mitucocha, na base das montanhas nevadas.

Distância percorrida: aprox. 9km
Duração da atividade: 5 a 6 horas
Altitude máxima: 4700 metros
Altitude do acampamento: 4300 metros
Incluso: logística completa citada no 6° dia.

📍8° DIA (08/07/2024) - Paso Carhuac e Laguna Carhuacocha

Neste dia nosso desafio será o Paso Carhuac e seus 4650 metros de altitude, local onde já foram encontrados diversos fósseis de animais marinhos. Avistaremos pela primeira vez o Yerupajá (6634m), a maior montanha da Cordilheira Huayhuash e a segunda maior montanha do Peru, considerada uma das mais belas e temidas montanhas do mundo, com pouquíssimas ascensões ao seu cume.  Em seguida desceremos até a Laguna Carhuacocha (4100m), onde há um pequeno povoado, onde montaremos nosso terceiro acampamento. Um lugar mágico aos pés dos Nevados Yerupajá, Siula Grande (6344m), Jirishanca e Toro (5830m).

Distância percorrida: aprox. 11km
Duração da atividade:
5 a 6 horas
Altitude máxima:
4650 metros
Altitude do acampamento:
4200 metros
Incluso:
logística completa citada no 6° dia.

📍9° DIA (09/07/2024) - Paso Siula e Povoado Huayhuash

Dia de subir o quarto paso desta expedição, o Paso Siula, com 4800 metros de altitude. No caminho passaremos pelo o principal cartão postal da Cordilheira Huayhuash, o Mirador das Três Lagunas (Qanrajancacocha, Siulacocha e Quesillococha), provavelmente uma das paisagens mais espetaculares do planeta. Após chegar ao topo do Paso Siula, desceremos até o povoado de Huayhuash, um dos vilarejos mais altos desta região, onde acamparemos pela quarta noite, desta vez a 4300 metros de altitude.

Para este dia também estruturamos um plano alternativo, caso se mostre necessário para o grupo uma rota menos exigente, seguindo em direção ao Paso Carnicero (4600m) e finalizando no mesmo ponto de acampamento no povoado de Huayhuash. Ambas as rotas proporcionam um longo e espetacular dia de trekking.

Distância percorrida: aprox. 14km
Duração da atividade: 7 a 8 horas
Altitude máxima: 4800 metros
Altitude do acampamento: 4350 metros
Incluso: logística completa citada no 6° dia.

📍10° DIA (10/07/2024) - Paso Portachuelo, Laguna Viconga e águas termais

No quinto dia na cordilheira Huayhuash vamos subir o Paso Portachuelo (4750m), de onde teremos mais um novo visual, a Cordilheira Raura. Em seguida vamos descer até a laguna Viconga, passando próximo as construções ancestrais dos povos que viveram e anda vivem nessa região e suas criações de lhamas, alpacas e ovelhas. Seguiremos para nosso acampamento, do outro lado da laguna próximo às piscinas termais.
Como recompensa por completar metade do percurso, vamos ter a oportunidade de tomar banho nas piscinas termais e até tentar usar a internet wi-fi do local.

Distância percorrida: aprox. 13km
Duração da atividade: 6 horas
Altitude máxima: 4800 metros
Altitude do acampamento: 4300 metros
Incluso: logística completa citada no 6° dia.

📍11° DIA (11/07/2024) - Paso Cuyoc e Guanacpatay

Após dez dias aclimatando vamos superar os 5000 metros de altitude no Paso Cuyoc (5038m), experimentando a maior altitude de todo o trekking Huayhuash. Em seguida, desceremos até Guanacpatay onde montaremos nosso sexto acampamento em um belíssimo vale cercado por pequenas cachoeiras.

Distância percorrida: aprox. 8km
Duração da atividade: 5 horas
Altitude máxima: 5024 metros
Altitude do acampamento: 4500 metros
Incluso: logística completa citada no 6° dia.

📍12° DIA (12/07/2024) - Povoado de Huayllapa

Neste dia desceremos por um lindo vale até o povoado de Huayllapa. Será uma experiência cultural única. Também teremos a oportunidade de tomar banho em chuveiro quente, usar internet e nos reabastecer no comercio local.

Distância percorrida: aprox. 14km
Duração da atividade: 6 a 7 horas
Altitude máxima: 4460 metros
Altitude do acampamento: 3550 metros
Incluso: logística completa citada no 6° dia.

📍13° DIA (13/07/2024) - Passo Tapush e Cashpapampa

Depois de uma “confortável” noite de descanso abaixo dos 4000 metros, voltaremos para altitude em direção a Cashpapampa onde acamparemos nesse dia. No caminho vamos subir o Paso Tapush, com 4750m, de onde poderemos avistar a Cordilheira Blanca.

Distância percorrida: aprox. 13km
Duração da atividade: 9 horas
Altitude máxima: 4800 metros
Altitude do acampamento: 4500 metros
Incluso: logística completa citada no 6° dia.

📍14° DIA (14/07/2024) - Paso Yaucha e Laguna Jahuacocha

Neste dia subiremos em direção ao Paso Yaucha (4850m) de onde teremos uma das vistas mais impressionantes da expedição, composta pelos nevados Ninashanca, Jirishanca, Yerupajá Chico (6121m), Yerupaja e Rasac (6017m), as mesmas montanhas que avistamos no início do trekking, só que agora pelo outro lado. Em seguida seguiremos até a belíssima Laguna Jahuacocha a 4070 metros de altitude.

Distância percorrida: aprox. 11km
Duração da atividade: 8 horas
Altitude máxima: 4900 metros
Altitude do acampamento: 4150 metros
Incluso: logística completa citada no 6° dia.

📍15° DIA (15/07/2024) – Llamac e retorno a Huaraz

No último dia na Cordilheira Huayhuash desceremos até o povoado Llamac onde nosso transporte estará nos esperando para retornar a Huaraz. 

Distância da viagem Llamac / Huaraz: 130km;

Deslocamento total em veículo: aproximadamente 6h.
Extensão total do percurso a pé: 18km.

Duração da atividade: 6 horas

Altitude máxima: 4150 metros

Altitude pernoite: 3050 metros 

Incluso: café da manhã, transporte, lanche de trilha e pernoite em hostel em Huaraz.

📍16° DIA (16/07/2024) - Início do retorno ao Brasil.

Após o café da manha, iniciaremos o retorno ao Brasil.

Incluso: café da manhã no hostel em Huaraz;


Investimento

→ $ 2899 USD - Entrada de $ 499 USD + 6 x de $ 400 USD*
→ $ 2464 USD - Pagamento à vista - 15% de desconto

Faz parte do CLUBE MANTIEX?
Temos condições especiais para você!  
Clique aqui e peça informações!

Confira mais informações na aba "formas de pagamento"!

Inclui:

  • Guia de montanha Mantiex com certificação internacional em primeiros socorros em áreas remotas (WFR) e experiência em alta montanha (acompanhamento durante toda a expedição e orientação pré-expedição).
  •  Guia local certificado com experiência na região (durante o Trekking Huayhuash);
  • Cozinheiro especializado (durante o Trekking Huayhuash);
  • Ajudante de cozinheiro para mais de 10 participantes (durante o Trekking Huayhuash);
  • Taxa de acesso às áreas de conservação e comunidades locais;
  • 05 noites em Huaraz - quartos duplos ou triplos. Café da manhã incluso. Consulte acréscimo para quarto individual ou de casal;
  • 09 noites de acampamento em barraca para cada dois participantes (durante o Trekking Huayhuash);
  • Alimentação completa: café da manhã, lanche de trilha, almoço, chá da tarde e jantar (durante o Trekking Huayhuash);
  • Tenda cozinha e tenda refeitório com mesas, bancos e utensílios (durante o Trekking Huayhuash);
  • Animais e Arrieiros para transporte de todos os equipamentos citados acima + 10kg de equipamento pessoal por cliente (durante o Trekking Huayhuash);
  • Plano de emergência com: cavalo de apoio, comunicador via satélite e kit de primeiros socorros;

 O que não está incluído:

  • Passagens aéreas - aproximadamente R$ 3000,00; 
  • Passagens Lima x Huaraz x Lima (ônibus) + Traslados entre aeroporto, rodoviária e hotel - aproximadamente R$ 400,00; 
  • Equipamentos pessoais de montanha: mochilas, botas, roupas, isolante térmico, saco de dormir etc.;
  • Aluguel de equipamentos (o valor depende de quais equipamentos você vai alugar. Solicite informações);
  • Seguro de viagem internacional - R$ 445,50 pela World Nomads; 
  • Alimentação em Huaraz - aproximadamente R$ 500,00; 
  • Noites extras em Huaraz;
  • Valor extra para quarto individual ou para casal caso você não queira dividir o quarto; 
  • Gorjetas para equipe local (arrieiros e cozinheiros) - aproximadamente $ 20,00; 
  • Reembolso em caso de perda de equipamento por roubo ou fenômenos meteorológicos; 
  •  Qualquer outro item não relacionado em "Inclui".


Equipamentos

Os equipamentos são um dos pilares para o sucesso de uma expedição. Dessa forma, leia com muita atenção a lista abaixo. Estaremos atentos às suas dúvidas. O equipamento será checado pelo guia no hotel em Huaraz, no primeiro dia de expedição. Abaixo fizemos uma lista com todos os itens que irá precisar e com link para modelo exemplificativo. 

EQUIPAMENTOS QUE VOCÊ PRECISA:

CABEÇA

TRONCO

PERNAS

PÉS e MÃOS

VÁRIOS


Forma de Pagamento

→ $ 2899 USD - Entrada de $ 499 USD + 6 x de $ 400 USD*
→ $ 2464 USD -
Pagamento à vista - 15% de desconto

Os depósitos poderão ser feitos via Pix, boleto ou depósito bancário. O câmbio é feito pelo valor do dólar no dia de cada pagamento utilizando o site do Banco Central!

*Entrada no ato para garantir a vaga. Proposta válida até DEZ2023. Depois disso o número de parcelas diminui.

Faz parte do CLUBE MANTIEX?
Temos condições especiais para você!  
Clique aqui e peça informações!

Requisitos para participar

_Preencher a Ficha de Inscrição com antecedência;

_Ler antecipadamente (e assinar no primeiro dia do tour) o documento de "Entendimento de riscos e perigos";

_Contratar um seguro-viagem que cubra atividades de aventura e resgate em aeronave;

_Estar com ótimo preparo físico/muscular/cardiorrespiratório;

_Ter experiência em trekkings de longa duração (desejável);

_Ter pagado 100% do valor do evento até o dia 10 dias antes do embarque;.

FAQ

📍Quais documentos são obrigatórios para visitar o Peru? 
Passaporte ou RG (este último em bom estado e com menos de 10 anos de expedição).

📍Como faço para chegar em Huaraz?
Você deverá sair do seu local de origem com destino a Lima (Peru). Do aeroporto de Lima (aeroporto Jorge Chavez), você tomará um taxi ou Uber até o terminal rodoviário Plaza Norte, de onde saem os ônibus com destino a Huaraz. Recomendamos a companhia Cruz del Sur em razão dos melhores ônibus, porém há outras empresas que operam essa linha e saem do mesmo terminal. Há horários de embarque pela manhã, entre 9h e 12h e a noite, entre as 21h e 23h. O tempo de deslocamento do aeroporto ao terminal rodoviário é de aproximadamente 30 minutos. O tempo de viagem entre Lima e Huaraz é de aproximadamente 8h.

📍Como é o clima na região desta expedição? Preciso me preparar para frio extremo?
A data da expedição foi escolhida de acordo com a época de clima mais estável na região. Neste período de junho a setembro há pouca precipitação, dias ensolarados com temperaturas entre +10 e +23 e temperaturas mínimas durante a noite entre -5 e -16.

📍Qual moeda levar para pagar meus gastos pessoais?
Preferencialmente dólares. Os dólares são aceitos em muitos estabelecimentos, assim como podem ser facilmente trocados por soles (moeda peruana) em casas de câmbio em Huaraz ou Lima. Também é possível trocar reais, porém as cotações não costumam ser boas.

📍Posso levar minha barraca?
Por questões logísticas, é preferível utilizar as barracas duplas inclusas no pacote, pois estas serão montadas e desmontadas por nossa equipe, garantindo melhores áreas de acampamento e maior comodidade para os participantes.
Se quiser levar sua própria barraca, ficará encarregado de montá-la no final das caminhadas e desmontá-la dentro dos horários programados. Não há desconto no valor do pacote.

📍O que vou precisar carregar durante as trilhas?
Apenas uma mochila de ataque (30L a 40L), com um casaco anorak, blusa de aquecimento, protetor solar, 2 litros de agua, lanches de trilha, medicamentos pessoais e lanterna de cabeça.

📍Posso deixar a bagagem que não vou utilizar na Cordilheira Huayhuash em Huaraz?
Sim, tudo o que você não precisará durante o trekking poderá ficar guardado em Huaraz.

📍A Mantiex vai alugar ou emprestar algum tipo de equipamento para esse evento?
Não! Não alugaremos nem emprestaremos nenhum equipamento para essa expedição, por se tratar de um trekking longo com alto grau de depreciação do equipamento. Auxiliaremos você na escolha e compra de qualquer equipamento. Temos desconto de 20% nas lojas Mundo Terra (para pagamento à vista, 10% a prazo).

📍É obrigatório Seguro Viagem para participar desse evento?
Sim. Preferencialmente que cubram resgate em aeronave em caso de acidentes graves, por se tratar de uma região inóspita e de difícil acesso terrestre. Nesse site você consegue seguros com valores acessíveis.

📍Há sinal de celular, internet ou qualquer tipo de comunicação básica durante o trekking?
Você ficará incomunicável durante a maior parte do tempo, porém é possível conseguir sinal em alguns pontos altos da trilha (as operadoras principais são Movistar e Claro). Também teremos possibilidade de acesso a internet wifi nos dias 10 e 12 da expedição. Avise seus familiares. Para casos de EMERGÊNCIA, teremos um comunicador satelital.

📍Como será a disponibilidade de água? Quantos litros vou precisar carregar por dia?
Todos os dias a equipe de cozinha irá coletar e ferver a água para abastecer seus recipientes. Recomendamos que tenha ao menos dois recipientes de água. Você deverá caminhar com no mínimo 1,5L para consumir ao longo do dia. Vamos distribuir pastilhas do tipo Clorin.

📍Quais alimentações estão inclusas no valor do pacote? O que é o “lanche de trilha”?
Durante os dias na Cordilheira Huayhuash, estão inclusos cafés da manhã, lanches de trilha, almoço, chá da tarde, e jantares. Também estão inclusos os cafés da manhã na hospedagem em Huaraz e lanche de trilha. O lanche de trilha normalmente é constituído de uma fruta local, sanduiche, suco ou refrigerante, chocolate, bolacha e balas. Aconselha-se levar snacks suplementares de acordo com sua preferência (castanhas, paçoquinha, chocolate...).

📍Há mosquitos nos trekkings?
Normalmente não há insetos como mosquitos ou mutucas na trilha. Porém leve repelente, caso seja necessário. Também recomendamos que leve o seu antialérgico!

📍Qual isolante térmico preciso levar?
Recomendamos os uso de dois isolantes térmicos. Um isolante de EVA e um isolante inflável. O isolante inflável irá garantir seu conforto, porem se furar durante os 10 dias de trekking você precisar de um isolante extra, o isolante de EVA, que também servirá para proteger o isolante inflável aumentando seu isolamento térmico e conforto.

📍Qual saco de dormir levar?
Um com no mínimo -10C de CONFORTO. Não recomendamos sacos de dormir inferiores. É possível alugar este equipamento.

WhatsApp chat