fbpx

Trekking Huayhuash – Peru – de 09 a 23 de Julho

→ DATA: de 09 a 23 de Julho de 2022

→ DIFICULDADE TÉCNICA: Baixa

→ INTENSIDADE FÍSICA: Moderada

→ PONTO DE ENCONTRO: Huaraz, Perú

Informações gerais

Sobre o roteiro

Depois de mais de 10 anos realizando expedições na Mantiqueira e 5 em alta montanha, entendemos as necessidades do público brasileiro nesse ambiente, para os quais elaboramos uma logística única e um plano de aclimatação conservador baseado na experiencia de nossos guias e clientes.

O Trekking Huayhuash,  além de incrível beleza cênica, lhe possibilitará experimentar altitudes com mais de 5.000m, sem a necessidade de escalada ou uso de técnicas avançadas. 

A expedição será liderada pelo nosso guia Felipe Lacerda, que já conduziu diversos grupos pela Mantiex pelas montanhas Brasileiras, além de possuir experiência em montanhismo de altitude já tendo escalado diversas montanhas no Peru, Equador, Argentina e Chile, e contará com o apoio de experientes guias Peruanos parceiros da Mantiex.

A expedição também será acompanhada e documentada pelas fotografias da nossa guia e fotógrafa Úrsula Mei, que possui experiência em alta montanha e certificação em socorros em áreas remotas. 

Antes de embarcar para o Circuito Huayhuash realizaremos algumas atividades que ajudarão no processo de aclimatação, ainda na região da Cordillera Blanca nas proximidades de Huaraz. São atividades de um dia, nas quais exporemos nossos corpos a altitudes elevadas e logo em seguida descansaremos em altitudes menos elevadas, permitindo uma adaptação fisiológica progressiva em altitudes.

Como suporte desta expedição contaremos com uma complexa logística composta pelo trabalho de diversas pessoas e equipamentos especializados que garantirão seu bem estar e segurança durante toda a atividade. Nossa logística conta com guias de montanhismo brasileiros, guia de montanhismo peruano, cozinheiro, auxiliares, arrieiros e animais de carga e apoio. Além de barracas 4 estações, tenda refeitório, tenda cozinha, tenda banheiro, e um completo material de primeiros socorros especifico para esta atividade.

A duração total deste evento é de 15 dias, saindo/voltando do/ao Brasil.

Público Alvo deste evento

Montanhistas brasileiros com bom preparo físico, que aspiram realizar um trekking de longa duração e em altitude. Quem deseja fazer esta viagem deve estar preparado para viver com o básico, como: dormir em um saco de dormir e em barracas por diversos dias, sem acesso a chuveiros.


Sobre o Trekking Huayhuash

A Cordillera Huayhuash, com apenas 30km de comprimento de norte a sul, é composta por diversas montanhas dentre elas, sete montanhas com mais de 6.000 metros, incluindo o Yerupaja (segunda maior montanha do Peru). Esta cadeia de montanhas repleta de picos nevados, lagunas coloridas, glaciares milenares e natureza deslumbrante e inóspita, compõe cenários surreais, fatores que conferem ao Circuito Huayhuash o título de um dos melhores trekkings do mundo, basta uma rápida pesquisa pela internet para encontrar diversos elogios e recomendações em sites de todo o mundo.

Este trekking consiste em uma rota de aproximadamente 130km, que circunda toda a cordilheira Huayhuash, com altitudes medias de 4.000 metros, chegando a superar os 5.000 metros em alguns pontos. Neste roteiro optamos por seguir as linhas do circuito clássico, iniciando no acampamento Cuartelhuain e terminando no povoado de Llamac, somando cerca de 6.600 metros de desnível positivo acumulado em 10 dias de trekking, nos quais caminharemos uma media de 6h por dia, acampando nas margens de lagunas e pequenos povoados, entre montanhas gigantescas.

Nossos maiores desafios serão os “pasos”, assim chamadas as passagens pela menor altitude entre montanhas, caracterizados por fortes aclives, o que faz com que sua conquista seja semelhante a conquista de cumes, além de permitir visuais únicos e inesquecíveis.

Para completar a experiência conheceremos os povos que ainda habitam a região destas montanhas, descendentes dos povos ancestrais Quéchua Chavín, possuidores de uma rica cultura desenvolvida na integração harmoniosa do humano com a natureza. Contaremos com auxílio de guias locais que tornarão a experiência ainda mais imersiva, vivenciando os costumes e cultura da região, além de suas lendas e segredos, conhecimentos que apenas um guia local e experiente possui. 

Fotos


Dia a Dia

DIA_1 (09 de julho) - Chegada a Huaraz

Propomos a chegada em Lima até as 16h do dia 09/06 a tempo de embarcar no ônibus noturno da companhia Cruz del Sur com embarque até as 22h30min com destino a Huaraz.  
O tempo aproximado em um urber ou taxi entre aeroporto Jorge Chávez (Lima) e Terminal Plaza Norte (Lima) é de aproximadamente 30 minutos. O tempo de viagem de Lima à Huaraz dura aproximadamente 8 horas.

Receberemos vocês na Rodoviária de Huaraz.

DIA_2 (10 de julho) - Conferência de equipamentos

O objetivo deste dia é a recuperação da viagem dando início ao processo de aclimatação de forma leve. Faremos a conferencia dos equipamentos e locação de equipamentos necessários. Aproveitaremos o restante do dia para conhecer um pouco da cultura e das características de Huaraz que está a aproximadamente 3050m acima do nível do mar.
INCLUSO: pernoite em hostel em Huaraz.

DIA_3 (11 de julho) - Laguna Paron

Neste dia iremos conhecer a Laguna Paron, o maior lago da região, com águas azul turquesa e cercada de montanhas nevadas é um dos principais cartões postais de Huaraz. Chegaremos de carro as margens da Laguna onde estaremos a mais de 4500 metros de altitude. passaremos o dia passeando ao redor da laguna com objetivo de acostumar nossos corpos a altitude.
INCLUSO: café da manhã, transporte ida e volta até a Laguna Paron, snacks de trilha e pernoite em hostel em Huaraz.

DIA_4 (12 de julho) - Laguna Churup

Ainda com o objetivo de aclimatação, visitaremos a laguna Churup, com 4448 metros de altitude, de aguas coloridas que variam entre amarelo, verde e azul, localizada aos pés do Nevado Churup. Neste dia realizaremos nosso primeira caminhada em altidude, aproximadamente 3km com ganho altimétrico de 620 metros. Passaremos o dia no entorno da laguna e após retornaremos para o hostel em Huaraz.

INCLUSO: café da manhã, transporte ida e volta até a Laguna Churup, snacks de trilha e pernoite em hostel em Huaraz.

DIA_5 (13 de julho) - Chegada a Cordillera Huayhuash

Neste dia iniciaremos nossa jornada pela Cordillera Huayhuash. Tomaremos transporte privado e seguiremos por um percurso de aproximadamente 150km até Cuartelhuain, considerada a entrada da Cordilheira, onde montaremos nosso primeiro acampamento a incríveis 4180m. Respeitando nosso plano de aclimatação, descansaremos da longa viagem para só no dia seguinte iniciar a caminhada. Essa será nossa primeira noite acima dos 4000 metros.

INCLUSO: café da manhã, transporte ida e volta até a região da Cordillera Huayhuash, ingresso  comunidade local Huayhuash, alimentação completa na montanha, cozinheiro, equipamentos coletivos (barracas dormitório para 2 pessoas, tenda refeitório, tenda cozinha, utensílios de alimentação e cozinha completos), animais e arrieiros para transporte dos equipamentos coletivos + 5kg de equipamento por pessoa, kit básico de primeiros socorros e oxigênio, cavalo de apoio em caso de emergência, guia brasileiro, guia local e ajudante de guia;

DIA_6 (14 de julho) - Paso Cacanan e Laguna Mitucocha

Após o café da manhã iniciaremos a caminhada em direção ao primeiro "paso", o Paso Cacananpunta, que esta situado a 4700m. Serão aproximadamente 4km e quase 600 metros de desnível até alcançarmos o primeiro ponto alto do percurso. Após descansar desceremos até a Laguna Mitucocha (4.300 m) local de nosso segundo acampamento. Deste local teremos uma incrível vista dos picos Jirishanco, Rondoy e Mitucocha.

Distância percorrida: aprox. 14km
Duração da atividade: 5 a 6 horas
Altitude máxima: 4700m
Altitude do acampamento: 4300m
INCLUSO: logística completa citada no Dia_5;

DIA_7 (15 de julho) - Paso Carhuac e Laguna Carhuacocha

Neste dia nosso desafio será o Paso Carhuac a 4650m, local onde já foram encontrados diversos fósseis de animais marinhos. Avistaremos o cume do Yerupaja (6634m), a segunda maior montanha do Peru e uma das mais temidas do mundo.  Em seguida desceremos até a Laguna Carhhuacocha (4100m), onde montaremos nosso terceiro acampamento, um lugar mágico aos pés dos nevados Yerupaja, Siula, Jirishanca e Toro.

Distância percorrida: aprox. 12km
Duração da atividade: 5 a 6 horas
Altitude máxima: 4650m
Altitude do acampamento: 4100m

INCLUSO: logística completa citada no Dia_5;

DIA_8 (16 de julho) - Paso Siula e povoado Huayhuash

Dia de subir o quarto paso desta expedição, o Paso Siula, com 4800 metros de altitude. Como recompensa, teremos uma das vistas mais surreais da Cordilheira no mirante das três lagunas (Qanrajancacocha, Siulacocha e Quesillococha). Neste ponto conseguiremos avistar a maioria das montanhas do lado leste da cordilheira. Em seguida desceremos até o povoado de Huayhuash, um dos vilarejos mais altos desta região, onde acamparemos pela quarta noite, desta vez a 4300 metros de altitude.

Para este dia também estruturamos um plano alternativo, caso se mostre necessário para o grupo uma rota menos exigente, seguindo em direção ao Paso Carnicero (4600m) e finalizando no mesmo ponto de acampamento no povoado de Huayhuash. Ambas as rotas proporcionam um longo e espetacular dia de trekking.

Distância percorrida: aprox. 13km
Duração da atividade: 7 a 8 horas
Altitude máxima: 4800m
Altitude do acampamento: 4350m

INCLUSO: logística completa citada no Dia_5;

DIA_9 (17 de julho) - Paso Portachuelo, Laguna Viconga e águas termais

Em nosso quinto dia de trekking, superaremos o Paso Portachuelo (4750m). Neste ponto do percurso poderemos ver a cordilheira vizinha, Raura. Após seguiremos passando pela laguna Viconga, local onde é comum avistar llamas e alpacas, e seguiremos para nosso acampamento.  Ao final do dia teremos a oportunidade de nos banhar em águas termais nas proximidades do acampamento.

Distância percorrida: aprox. 11km
Duração da atividade: 5 a 6 horas
Altitude máxima: 4750m
Altitude do acampamento: 4350m

INCLUSO: logística completa citada no Dia_5;

DIA_10 (18 de julho) - Paso Cuyoc e Elefant camp

Após dez dias aclimatando subiremos nosso primeiro paso superior a 5000 metros, o Paso Cuyoc (5038m), após um desnível de aprox. 700 metros chegaremos ao topo deste paso experimentando a maior altitude de todo o trekking Huayhuash, localizado entre as montanhas Cuyoc e Pumarinri. Neste lugar teremos um visual inesquecível das montanhas das cordilheiras Raura e Huayhuash e seys gigantes que ultrapassam os 6000 metros de altitude. Em seguida, desceremos até Guanacpatay onde montaremos nosso sexto acampamanto a 4300 metros de altitude. 

Distância percorrida: aprox. 12km
Duração da atividade: 6 a 7 horas
Altitude máxima: 5038m
Altitude do acampamento: 4300m

INCLUSO: logística completa citada no Dia_5;

DIA_11 (19 de julho)  - Paso San Antonio e Huatiac

Continuaremos pelo alto e novamente superaremos os 5000 metros ao alcançar o Paso San Antonio, local com uma vista fantásticas composta pelas lagunas Jurau e Sarapo, além dos gigantes Carnicero, Jurao, Siula e Yerupaja, local de onde é comum o avistamento de condores, animal simbolo do Peru. Após contemplarmos esta paisagem inesquecível até o vale de Calinca e em seguida para o lugarejo de Huatiac onde acamparemos em nossa sétima na cordilheira Huayhuash.

Distância percorrida: aprox. 12km
Duração da atividade: 6 a 7 horas
Altitude máxima: 5000m
Altitude do acampamento: 4300m

INCLUSO: logística completa citada no Dia_5;

DIA_12 (20 de julho) - Passo Tapush e Cashpapampa

Mais um paso será superado neste dia, o Paso Tapush, com 4750m, de onde poderemos avistar a Cordillera Blanca. Em seguida desceremos até Cashpapampa, onde acamparemos na base da montanha Diablo Mudo. 

Distância percorrida: aprox. 12km
Duração da atividade: 6 a 7 horas
Altitude máxima: 4750m
Altitude do acampamento: 4500m

INCLUSO: logística completa citada no Dia_5;

DIA_13 (21 de julho) - Paso Yaucha e Laguna Jahuacocha

Neste dia subiremos em direção ao Paso Yaucha (4850m) de onde teremos uma das vistas mais impressionantes da parte ocidental da Cordilheira Huayhuash, composta pelos nevados Ninashanca, Hirishanca, Yerupaja Chico, Yerupaja e Rasac. Em seguida seguiremos até a belíssima laguna Jahuacocha a 4070 metros de altitude, com vista das montanhas Ninashanca e Hirishanca.

Distância percorrida: aprox. 13km
Duração da atividade: 6 a 7 horas
Altitude máxima: 4850m
Altitude do acampamento: 4070m

INCLUSO: logística completa citada no Dia_5;

DIA_14 (22 de julho) - Paso Llamac e retorno a Huaraz

Nosso último dia na Cordillera Huayhuash superaremos o Paso Llamac (4250) de onde registraremos nossas ultimas lembranças desta fascinante cordilheira. Em seguida desceremos até o povoado de Llamac onde nosso transporte estará nos esperando para retornar a Huaraz. 

Distância percorrida: aprox. 10km
Duração da atividade: 5 a 6 horas
Altitude máxima: 4250m
Embarque de Huaraz para Lima a partir das 22h desse dia. 

INCLUSO: logística completa citada no Dia_5 e pernoite em hostel em Huaraz;

DIA_15 (23 de julho) - Retorno ao Brasil

Nosso último dia em Huaraz será dedicado ao descanso, ao almoço de confraternização e aos preparativos para o retorno ao Brasil. 

INCLUSO: café da manhã no hostel em Huaraz;


Investimento

→ De R$ 8950,00  (valor 2023) Pelo valor promocional de R$ 7160,00 (20% de desconto)

→ à vista por R$ 6588,00 (+8% de desconto)!

Inclui:

  • Guias de montanha Mantiex com certificação internacional em primeiros socorros em áreas remotas (WFR) e experiência em alta montanha;
  •  Guia local certificado (UIAGM) e com experiência na região (durante o Trekking Huayhuash);
  • Ajudante de guia para mais de 6 participantes (durante o Trekking Huayhuash);
  • Cozinheiro especializado (durante o Trekking Huayhuash);
  • Ajudante de cozinheiro para mais de 10 participantes (durante o Trekking Huayhuash);
  • Taxa de acesso às áreas de conservação;
  • Transporte, lanche de trilha e guia Mantiex para os roteiros de aclimatação: Lagunas Paron Churup;
  • Receptivo e transfer da rodoviária de Huaraz ao hostel no dia 09/07;
  • 04 noites em Huaraz em quarto compartilhado até 4 pessoas + café da manhã;
  • 09 noites de acampamento + alimentação completa: café da manhã, lanche de trilha e jantar (durante Trekking Huayhuash);
  • Barraca 4 estações para cada 2 clientes e isolantes térmicos (durante o Trekking Huayhuash);
  • Tenda cozinha e tenda refeitório com mesas e bancos e utensílios (durante o Trekking Huayhuash);
  • Barraca banheiro (durante o Trekking Huayhuash);
  • Animais e Arrieiros para transporte de todos equipamentos citados acima + 5kg de equipamento pessoal por cliente (durante o Trekking Huayhuash);
  • Plano de emergência com: cavalo de apoio, comunicador via satélite, kit de primeiros socorros completo e oxigênio);
  • Cobertura fotográfica durante todo o roteiro;
  • Uma caneca Mantiex;
  • Desconto de 16% (até a data deste evento) em qualquer tour da Mantiex para fins de treino - sujeito à disponibilidade de vagas;
  • 20% de desconto em equipamentos nas lojas Mundo Terra para pagamento a vista, 10% no cartão;
  • Uma muda de árvore nativa plantada na Serra da Mantiqueira em Outubro de 2022.

 O que não está incluído:

  • Passagens aéreas - aproximadamente R$ 3000,00; 
  • Passagens Lima x Huaraz x Lima (ônibus) + Traslados entre aeroporto, rodoviária e hotel - aproximadamente R$ 250,00; 
  • Equipamentos pessoais de montanha: mochilas, botas, roupas, isolante térmico, saco de dormir etc.;
  • Aluguel de equipamentos (o valor depende de quais equipamentos você vai alugar, solicite informações);
  • Devolução de dinheiro em caso de abandono; 
  • Seguro de viagem internacional - R$ 445,50 pela World Nomads; 
  • Alimentação em Huaraz - aproximadamente R$ 400,00; 
  • Noites extras em Huraz;
  • Valor extra para quarto individual ou para casal caso você não queira dividir o quarto; 
  • Gorjetas; 
  • Reembolso em caso de perda de equipamento por roubo ou fenômenos meteorológicos; 
  •  Qualquer outro item não relacionado em "Inclui". 


Equipamentos

Os equipamentos são um dos pilares para o sucesso de uma expedição. Dessa forma, leia com muita atenção a lista abaixo. Estaremos atentos às suas dúvidas. O equipamento será checado pelo guia no hotel em Huaraz, no dia 10/07. 

EQUIPAMENTOS QUE VOCÊ PRECISA TRAZER/ALUGAR:

  • Mochila de ataque - suficiente para carregar todo equipamento que você usará durante o dia;
  • Mochila cargueira para despachar o restante dos equipamentos;
  • Saco de dormir – -10º conforto ou melhor;
  • Isolante térmico inflável ou dois comuns;
  • Bastão de trekking.

CABEÇA

  • Bandana (tipo buff - tubo de cabeça);
  • Óculos com preteção UV;
  • Gorro/touca de preferência windstopper;
  • Boné/chapéu;
  • Headlamp (pilhas extras).

TRONCO

  • 5 camisetas sintéticas de secagem rápida e manga longa (lembre-se que uma está inclusa no pacote);
  • Blusa segunda pele;
  • Blusa de fleece;
  • Jaqueta de plumas;
  • Jaqueta corta-vento impermeável (de preferência Goretex ou similar).

PERNAS

  • Calça segunda pele;
  • Calça de fleece;
  • Calça de treking;
  • Calça corta-vento impermeável (de preferência Goretex ou similar).

PÉS e  MÃOS

  • Croc (para descansar os pés);
  • Bota própria para trekking;
  • Meia de trekking (sintéticas - tipo coolmax);
  • 1 par de luva. 

VÁRIOS

  • Protetor solar corpo/lábios;
  • Garrafa de boca larga 1L;
  • Kit higiene pessoal;
  • Kit pessoal de primeiros socorros individual;
  • Compeed para bolhas;
  • Pilhas sobressalentes;
  • Máquina fotográfica/smartphone;
  • Carregador portátil (powerbank);
  • Sacos estanque. 


Forma de Pagamento

→ De R$ 8950,00 (valor 2023)

Por R$ 7160,00 (20% 0FF) - Entrada de R$ 2500,00 + 2x de R$ 2330,00**; (preço promocional de lançamento) 

→ à vista por R$ 6588,00 - 8% de desconto!

Os depósitos poderão ser feitos via Pix, boleto ou depósito bancário.

**Entrada no ato da compra para garantir a vaga. As seguintes 2ª e 3ª parcelas até 02 junho e julho respectivamente. ATENÇÃO: para pagamento nessa condição, a primeira parcela deverá ser efetuada, impreterivelmente, até 02 de Maio.

Requisitos para participar

_Preencher a Ficha de Inscrição com antecedência;
_Estar com ótimo preparo físico/muscular/cardiorrespiratório;
_Ter pago 100% do valor do evento até o dia 02 de julho de 2022;
_Ter experiência em trekkings de  longa duração (desejável);
_Ler antecipadamente (e assinar no primeiro dia do tour) o documento de "Entendimento de riscos e perigos";
_Atestado médico para atividades físicas intensas. Deverá ser apresentado no primeiro dia do tour, e será anexado junto ao documento de "Entendimento de Riscos e Perigos".


WhatsApp chat