Carlos Moura é gaúcho, fundador e guia da Mantiqueira Expedições, formado em Meteorologia (2005, Universidade Federal de Pelotas - UFPel - RS) e montanhista há 9 anos.

Conheceu as montanhas da Mantiqueira em 2008, época em acabou o mestrado (Universidade Federal de Viçosa - UFV - MG) e começou a trabalhar como meteorologista previsor no Centro de Previsões de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE) em Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba de São Paulo.

Foi paixão "ao primeiro cume", e em pouco tempo escalou as principais montanhas da Mantiqueira, algumas delas as maiores do Brasil. Em 2011, passou a fazer parte do quadro de meteorologistas do Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais (CEMADEN) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), quando também começou a guiar os primeiros grupos nas montanhas menos técnicas do Parque Nacional do Itatiaia.

Adquiriu experiência ao longo dos anos e no final de 2014 criou a Mantiqueira Expedições. Neste mesmo ano obteve certificação internacional em primeiros socorros em áreas remotas, o Wilderness First Responder (WFR) da National Outdoor Leadrship School (NOLS).

Na temporada 2015 de montanhismo do Brasil organizou e guiou mais de 20 grupos entre hikings, trekkings e travessias pelas principais montanhas da Mantiqueira e Serra da Bocaina (trecho da Serra do Mar), entre elas o Pico dos Marins (2421m), Pico dos Itaguaré (2309m), Travessia Marins x Itaguaré, Pedra da Mina (2798m), Travessia da Serra Fina, Agulhas Negras (2792m), Pedra do Altar (2665m), Morro do Couto (2680m), Pico do Lopo (1780m) e Pico do Tira Chapéu (2088m).

Atualmente dedica-se exclusivamente à Mantiqueira Expedições, organizando e liderando grupos pelas maiores montanhas da região!

Encontre Carlos Moura nas redes sociais:

icones-face icones-insta