fbpx

Porque usar bastões de caminhada

Por Carlos Moura

Sempre falo para meus clientes e amigos: “tu só não usa bastões de caminhada porque ainda não machucou o joelho”. E é verdade!! Comigo foi assim, e com outra dezena de amigos.  As pessoas (especialmente as inexperientes) tem um certo preconceito com o uso do bastão, muitas vezes sem nunca ter usado. Acham que é “frescura”, ou que é um investimento desnecessário. Puro engano... o bastão de caminhada é um equipamento básico no montanhismo, vai te ajudar (e muito) na trilha, e muito provavelmente se tornará um “amigo inseparável”.

Preservar o joelho talvez seja a principal vantagem do uso do bastão de caminhada, mas é apenas uma delas. A verdade é que os dois pontos adicionais de apoio vão te dar equilírio, estabilidade, e maior segurança na montanha!

Confira abaixo algumas das principais vantagens:

  1. EQUILÍBRIO/ESTABILIDADE: no trekking, a primeira causa de acidentes são resbalões/tropeços, causando quedas, torções no tornozelo/joelho, e no pior dos casos, fratura. Os bastões te darão mais estabilidade, equilíbrio e confiança ao se mover sobre terrenos irregulares, íngremes, com barro, pedregosos, para cruzar rios, etc.
  1. SEGURANÇA: imagina como seria uma torção no tornozelo/joelho de uma pessoa com uma mochila de 15kg nas costas, descendo uma rampa super íngreme, com os músculos da perna fatigados no final de um travessia de 4 dias. Grave! Todos os finais de semana vejo clientes sendo “salvos”, pelos bastões, desse tipo de torção.
    Acredite, eles te colocarão em outro nível de segunça!
  1. PROPULSÃO / IMPULSO: especialmente nas subidas, a força empreendida pelos braços, ombros e costas sobre os bastões literalmente te impulsiona montanha acima.
  1. DISTRIBUI O ESFORÇO: o uso dos bastões proporciona uma melhor distribuição do esforço entre membros superios e inferiores, de modo a reduzir a fadiga nas pernas.
  1. MELHORA O RITMO DE CAMINHADA: ao distruibir o esforço entre pernas e braços, se reduz a sensação de cansaço e se estabelece um ritmo de caminhada mais constante e, as vezes, mais veloz.
  1. REDUZ O IMPACTO NOS JOELHOS E TORNOZELOS: quando caminhamos sem bastões, e especialmente nas descidas, os joelhos e tornozelos sofrem uma maior compressão, ainda mais com a mochila cargueira nas costas. Estudos demonstram que o uso do bastão reduz em até 25% esse impacto, atuando como um “amortecedor”. Essa razão por si só já é suficiente para aderir ao uso deste equipamento!
  1. OUTROS USOS: os bastões pode ser usados para uma infinidade de coisas, o quanto sua imaginação conceber. Podem ser usados como “sonda” para averiguar a profundidade de um charco, identificar a estabilidade do terreno, verificar a presença de cobras, se defender delas ou de qualquer outro animal, usar como tala em caso de lesão, improvisar uma maca, ajuda em breves momentos de descanso se apoiando sobre eles, como varal de roupas, pode auxiliar na construção de um abrigo de emergência, usá-lo como bengala para ir tateando o chão quando você quase não enxerga o que tem à frente, etc...

** Eaí, diante de todas essas vantagens, tá esperando o que pra comprar o teu par de bastões?! **

WhatsApp chat