fbpx

2ª Expedição Silenciosa – Pico do Tira Chapéu – 14 e 15 de SETEMBRO

→ DATA: 14 e 15 de SETEMBRO

→ INVESTIMENTO:  R$ 680,00

→ DIFICULDADE TÉCNICA: FÁCIL (entenda)

→ INTENSIDADE FÍSICA: LEVE/MODERADA

→ PONTO DE ENCONTRO: Cachoeira Paulista (Pousada Clara Luz) - Veja como chegar.

Fotos

Como faço para participar? Faça aqui sua pré-reserva Ainda tenho dúvidas

Aguarde... As fotos podem demorar um pouco para carregar!

Público Alvo

 Como faço para participar? Faça aqui sua pré-reserva Ainda tenho dúvidas

Montanhistas que querem se aprofundar na conexão com as práticas espirituais da meditação budista, interessados em meditação, interessados em fotografia em ambientes remotos e hostis, praticantes de meditação e adeptos dos preceitos budistas que querem aplicar a filosofia em ambiente selvagem.

Descrição

Como faço para participar? Faça aqui sua pré-reserva Ainda tenho dúvidas

_DESCRIÇÃO DA EXPEDIÇÃO

     A expedição silenciosa vai ser um momento de aplicação do Nobre Silêncio em ambiente selvagem, acompanhado dos ensinamentos puros de Buda sobre meditação, com referência nos retiros de Vipassana.

No início do primeiro dia vamos fazer um briefing sobre a expedição e ter uma aula prática sobre meditação e Nobre Silêncio. Durante essa aula vamos diminuir juntos a velocidade que chegamos vindo da cidade e aprender a nos conectar com nossas sensações mais tênues através da nossa respiração, com a prática da meditação Anapana.

O objetivo do Nobre Silêncio nessa prática é o de diminuir os estímulos externos durante a jornada para que possamos sentir mais as sensações no nosso corpo e também permitir que a Natureza chegue mais perto de nós.

A expedição vai seguir com disciplina o cronograma descrito à seguir, através da guiada de Lucas Gobatti, praticante de meditação e montanhista, com o uso de um sino. A cada nova atividade surge o som do sino marcando o cronograma para que todos possam saber qual a próxima tarefa.

     Disciplina, em todas as vertentes da meditação, é sempre sinônimo de liberdade. Quando conseguimos seguir os ensinamentos com consciência e cuidado, é quando conseguimos ter pleno domínio das nossas faculdades físicas e, principalmente, mentais, e portanto usufruir da liberdade. O preceito do Nobre Silêncio envolve não só a supressão da comunicação falada, mas também de qualquer outro tipo de comunicação, seja visual, por toque, ou qualquer outra forma. Celulares também não serão permitidos, como também instrumentos musicais. Tudo aquilo que possa gerar estímulos nos outros participantes ou em você é pedido que nos abstenhamos durante os dias da expedição silenciosa.

Durante a expedição, também vamos seguir os Cinco Preceitos, o código de conduta básico do budismo:

  1. Abster de matar seres vivos. Por este, vamos ter culinária vegetariana, pedimos para não trazerem carne, e também vamos tomar toda a atenção para evitar tirar a vida de animais pequenos, como formigas ou pernelongos, enquanto andamos ou dormimos. O mesmo vale para uma boa limpeza dos artigos de cozinha, para evitar atrair animais indesejados. Este é o núcleo do princípio da não-violência.
  2. Abster de tomar o que não foi dado. Seja dos outros companheiros e companheiras de caminhada, seja da Natureza. Nada é nosso.
  3. Abster de comportamento sexual. Os estímulos sexuais são grandes e intensos, e durante a expedição silenciosa podem atrapalhar sua prática no silêncio.
  4. Abster de linguagem incorreta. Esse vai ser fácil, afinal essa é uma das razões para estarmos em silêncio.
  5. Abster de drogas que alterem a consciência. Consciência ampliada ou alterada podem ser bem usados, mas para o intento da expedição silenciosa vão atrapalhar, pedimos abstenção de qualquer droga, incluindo se possível açúcar, café e tabaco.

     Tudo isso vai ser reexplicado durante nosso briefing e justificado com cuidado pra que todos e todas possam se engajar intensamente na prática e sair com grandes benefícios para toda a vida.

Através da plena consciência exercitada com a meditação andando e o Nobre Silêncio, os participantes são incentivados a estarem atentos às necessidades dos outros indivíduos e do grupo, de forma que ninguém precise da linguagem falada para manifestar qualquer necessidade. Todos saberemos os anseios e as vontades de todos através do andar, do respirar e da consciência plena de uma expedição que vibra no mesmo tom.

Uma expedição é um mesmo corpo. Somos todos uma pessoa só.

 _DESCRIÇÃO DO LOCAL

O Pico do Tira Chapéu é o segundo ponto culminante da Serra da Bocaina, com 2088 metros de altitude, e está entre os 10 pontos mais altos (totalmente dentro) do Estado de São Paulo. Está localizado dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina (Parte Alta), no município paulista de São José do Barreiro.

Embora sua altitude elevada para os padrões nacionais, é uma montanha de (relativo) fácil acesso. A trilha se faz, ora por dentro da mata, ora por campos de altitude, e não oferece nenhuma dificuldade técnica. A dificuldade em chegar ao cume do Tira Chapéu se dá pela necessidade do trekker carregar na mochila (cargueira) todo equipamento de camping, água e comida, já que o acampamento é selvagem (nenhuma infraestrutra)!

O visual do cume é de 360°, de onde avista-se parte do Vale do Rio Paraíba de São Paulo, e toda faixa da Serra da Mantiqueira que se estende entre o Marins e Itaguaré, Serra Fina e Planalto de Itatiaia. Em dias de boa visibilidade, enxerga-se também parte das baias de Ilha Grande e Parati, no litoral sul fluminense. O nascer e o pôr-do-sol do alto do Tira Chapéu são, certamente, espetáculos inesquecíveis!

Investimento

 Como faço para participar? Faça aqui sua pré-reserva Ainda tenho dúvidas

R$ 650,00 (por pessoa)

Inclui:

_Um pernoite em quarto compartilhado em Passa Quatro - MG + Café da Manhã;
_Transporte in/out em veículo 4X4 a partir de Passa Quatro;
_Dois guias com Certificação Internacional em Primeiros Socorros em Áreas Remotas (Wilderness First Aid);
_*Jantar na montanha + café da manhã da montanha;
_*Utensílios coletivos de cozinha: panelas, fogareiro, combustível, etc.
_Comunicadores/rastreadores satelitais de segurança SPOT GEN3.
_Empréstimo de mochilas Deuter para as primeiras inscrições (sujeito a disponibilidade).

OBS.: Alugamos barraca (2 ou 3 lugares) e isolante térmico (inflável ou EVA).

* O peso da comida será dividido entre todos os participantes, barracas (ou parte dela) e isolantes individuais. O guias carregarão os utensílios de cozinha comunitários. Todos deverão auxiliar os guias no feito da comida e limpeza dos utensílios (talheres, panelas, etc.).


O QUE NÃO ESTÁ INCLUSO:

_Lanche de trilha. Por favor, levem apenas comida vegetariana. Qualquer tipo de carne gera grande esforço do nosso corpo para absorção e anestesia algumas sensações tênues que estão aí pedindo pra serem descobertas. De qualquer maneira, orientaremos vocês ao que levar!
_ Qualquer outro item não relacionado em "Inclui".


O que levar

 Como faço para participar? Faça aqui sua pré-reserva Ainda tenho dúvidas

_Mochila cargueira – mínimo 50L;
_Barraca;
_Isolante térmico com espessura mínima de 1cm - prefira inflável;
_Saco de dormir - conforto mínimo 0°C, preferência -5C;
_Lanterna - prefira headlamp (lanterna de cabeça) pela praticidade;
_Bastões de caminhada - prefira um par;
_Recipiente mínimo para 2L de água;
_Prato, talheres e copo/caneca de uso pessoal;
_Bota ou tênis específicos para atividade outdoor, com solado aderente e amaciada - prefira bota;
_Uma calça para caminhada - prefira as específicas - poliamida/poliéster;
_Uma camisa de secagem rápida (tipo dryfit) para caminhada –  prefira manga longa;
_Uma segunda pele - blusa e calça;
_Uma calça pós-trekking - para frio - preferencialmente resistente ao vento;
_Uma blusa tipo fleece ou similar;
_Uma jaqueta sintética ou de pluma de ganso - ou similar;
_Uma jaqueta tipo Anorak ou Corta Vento;
_Luvas;
_Gorro;
_Dois pares de meia (mínimo) - prefira as específicas para trekking (tipo coolmax) - não
use algodão;
_Sandália tipo croc, havaianas ou similar – para relaxar os pés depois do trekking.
_Pilhas sobressalentes;
_Protetor solar;
_Boné ou chapéu;
_Óculos de sol;
_Kit pessoal  de primeiros socorros;
_Material de higiene pessoal;
_Sacolinhas plásticas sobressalentes para lixo;
_No caso de condição de tempo instável, leve saco estanque para as roupas/saco de dormir e capa de chuva pessoal/mochila.

Cronograma

 Como faço para participar? Faça aqui sua pré-reserva Ainda tenho dúvidas

SEXTA-FEIRA - 13/09

A partir das 18:00h - Pousada Clara Luz em Cachoeira Paulista

SÁBADO - 14/09

_05:00h – Despertar;
_05:30h – BRIEFING da expedição: apresentação do sino, dinâmica de olhares, ensinamentos sobre o Nobre Silêncio, ensinamento sobre não fazer nada, ensinamento sobre não-violência, ensinamento e prática da meditação Anapana, ensinamento e prática da meditação andando, ensinamento e prática da meditação Vipassana.
_06:30h – Sessão de dúvidas e esclarecimentos.
_07:00 – BRIEFING: Regulagem da mochila, uso do shitube, importância do bastão de caminhada, dinâmica do trekking, montagem das barracas, etc.;
_07:30 – Café da manhã na pousada;
_08:00h – Arrumar as mochilas no bagageiro do 4x4 e saída da pousada em Cachoeira Paulista em direção ao início da trilha - Cerca de 1:30h de viagem;
_09:30h – Chegada no início da trilha, descer as mochilas e último "bate papo";
_10:00h (sino) – Início do trekking e [INÍCIO DO NOBRE SILÊNCIO]. (Poderão haver toques de sino ao longo da caminhada. Todos vão ter o objetivo de que paremos e contemplemos o entorno e a nós mesmos para entender o que deve ser feito no momento: descansar, tomar água, parar de caminhar e contemplar a existência, fazer nada)
_15:00h – Acampamento no Pico do Tira Chapéu. Montagem coletiva das barracas e ajuda mútua. Tempo livre para contemplar, fazer nada, meditar Anapana e admirar a existência presente.
_17:00h (sino) – Janta coletiva. Todos se reúnem em conjunto, fazendo o maior silêncio possível na hora de comer e se auxiliando mutuamente sem comunicação. Servimos a nós e aos outros. Limpamos tudo com cuidado para não atrair animais pequenos ou grandes.

DOMINGO - 15/09

_05:30h (sino) – Acordar pra ver o sol nascer. Meditação Anapana seguida de meditação Vipassana. Momento livre de apreciação dos seus sentidos e sensações individuais.
_07:00h (sino) – Café da manhã coletivo. Dividimos toda a comida em comunhão. Tomamos todo o cuidado para não quebrar o silêncio com barulhos.
_08:00h (sino) – Desmontar acampamento em ajuda mútua.
_09:30h (sino) – Início da descida; (Poderão haver toques de sino ao longo da caminhada. Todos vão ter o objetivo de que paremos e contemplemos o entorno e a nós mesmos para entender o que deve ser feito no momento: descansar, tomar água, parar de caminhar e contemplar a existência, fazer nada)
_12:30h – Chegada no carro e [FIM DO NOBRE SILÊNCIO].
_13:30h – Chegada na Pousada Lageado, em São José do Barreiro - SP. Almoço!
_14:30h – Conversa sobre a experiência. Ensinamento e prática da meditação Metta Bhavana. Ensinamento sobre o conceito de impermanência e a transitoriedade da vida e chegada da morte. Oferecimento dos méritos conquistados a todos os seres vivos e não-vivos.
_16:00h – Saída em direção à Cachoeira Paulista;
_18:00h – Chegada em Cachoeira Paulista e final da operação.

Dicas

 Como faço para participar? Faça aqui sua pré-reserva Ainda tenho dúvidas

- Dê uma boa revisada no estado de conservação de suas botas de caminhada. Tenha certeza que o solado NÃO vai descolar, hehe!
- Use pelo menos um bastão de caminhada. A máxima a respeito de bastões que diz: "Para cima, menos força. Para baixo, menos dor", é verdadeira!
- Use roupas sintéticas (poliamida ou poliéster). NÃO use algodão!
- Corte as unhas dos pés bem curtas.
- Retire todas as suas jóias: anéis, brincos, correntes, etc.
- Traga seu protetor auricular, temos problemas com ronco com barracas muito próximas rsrs
- Não esqueça da sua capa de chuva pessoal e da mochila.

Forma de Pagamento

 Como faço para participar? Faça aqui sua pré-reserva Ainda tenho dúvidas

O pagamento deverá ser feito via depósito bancário.

Para garantir a vaga, deve ser feito o depósito de 50% do valor do pacote (dados bancários abaixo). O restante deve ser dado em mãos para o guia, antes de iniciar o trekking.

Banco do Brasil
AG: 3029-5
CC: 13217-9
Carlos Roberto Weide Moura
CPF: 000.783.670-85

Após fazer o depósito, envie uma mensagem via whatsapp (012 98109 3292) ou e-mail (contato@mantiex.com.br ou mantiqueiraexpedicoes@gmail.com) com seu nome, a trip e o comprovante, para que possamos identificar seu pagamento.

Requisitos para participar

Como faço para participar? Faça aqui sua pré-reserva Ainda tenho dúvidas

_Preencher a Ficha de Inscrição com antecedência;
_Estar com bom preparo físico/muscular/cardiorrespiratório;
_Aceitar seguir os preceitos da expedição silenciosa de forma a contribuir com um bom andamento da prática do silêncio.

WhatsApp chat